de frente do criador

Ah,se o De Frente do Criador ia chegar. Mas chegou, vamos começar com 3D&T.
3D&T, anteriormente conhecido como "Defensores de Tóquio", é um sistema simples de RPG que satiriza os animes, mangás, jogos de luta e séries japonesas (Tokusatsu) indicado para jogadores iniciantes. Foi criado por Marcelo Cassaro, antigo editor executivo da revista Dragão Brasil, com o objetivo de apresentar o RPG para iniciantes ou para pessoas que não têm como gastar muito.
Nele, o jogador tem um número de pontos (determinado pelo Mestre) e com eles define as características de seu personagem, além de comprar vantagens e pericias. A facilidade para criação de personagem e o preço acessível fez desse um jogo popular no Brasil. Muitos começam a jogar RPG com o 3D&T, que depois de um tempo ganhou um cenário oficial chamado Tormenta que é baseado em vários cenários de RPGs de fantasia medieval. O Manual Defensores de Tóquio Terceira Edição Turbinado Ampliado e Revisado veio simplificar ainda mais o jogo, mudando as regras de combate e o sistema de magias.
Em 2000, a editora Trama também chegou a lançar uma revista em quadrinhos em formatinho chamada "Defensores de Tóquio", a revista era composta por histórias no estilo mangá.
História

Defensores de Tóquio surgiu em 1994 pela Editora Trama (editora que publicava a revista Dragão Brasil), o sistema foi criado para jogar em cenários inspirados em produções japonesas (animes, video games e tokusatsus), seu criador Marcelo Cassaro, foi roteirista da revista Heróis da TV da Editora Abril, onde foram publicada histórias de Jaspion, Cybercops, Kamen Rider entre outros e dos quadrinhos de Street Fighter pela Editora Escala, também editou das revistas Progames e Gamers na mesma editora (onde surgiu o Capitão Ninja, uma paródia aos personagens de jogo de luta).
O sistema era conhecido como D&T (uma alusão a D&D, sigla de Dungeons & Dragons).
Inicialmente Defensores de Tóquio seria um suplemento para Toon, um sistema de RPG satírico baseado em desenhos animados americanos (Pica-Pau, Tom & Jerry, Looney Tunes, etc) publicado em 1984 pela Steve Jackson Games, No Brasil o sistema foi publicado em 1996 pela Devir Livraria com título "Toon - O RPG no Mundo dos Desenhos Animados", nesse mesmo ano Cassaro publicaria o suplemento em parceria com a Devir, como o projeto não vingou, Cassaro resolveu criar um sistema próprio sem qualquer relação com as regras de Toon.
Uma segunda versão foi lançada e chamada de Advanced Defensores de Tóquio (outra alusão a Dungeons and Dragons, o sistema Advanced Dungeons and Dragons, o AD&D).
Em 1998, surge a terceira edição[9], apelidada de 3D&T (Defensores de Tóquio 3ª Edição), essa nova versão teve cenários licenciados de jogos de video game: Street Fighter, Final Fight, Mortal Kombat, Darkstalkers e Megaman, além de regras e adaptações na revista Dragão Brasil.
O Manual 3D&T de capa vermelha, foi lançado em 2000 como brinde na compra da revista Dragão Brasil #60, em 2001, surgiria o Manual de cor azul, na mesma época foi distribuido o 3D&T Fastplay, uma versão resumida do sistema lançado gratuitamente na internet no site oficial da revista Dragão Brasil[11] e no formato .doc em vários sites de RPG, em 2002, o Manual Fastplay foi dado como brinde na revista Dragão Brasil #79.
O sistema deixou de ser exclusivo para produções japonesas e passou a ser genérico (tal como GURPS).
Em Janeiro de 2001, foi publicado o livro "Defensores de Tóquio - O Jogo de RPG", livro que segue a premissa original do sistema em satirizar produções japonesas.
Logo depois surgiriam os Manuais: "Manual 3D&T Revisado e Ampliado" e o "Manual 3D&T Revisado, Ampliado e Turbinado" (lançado em Fevereiro de 2003).
Foram publicados suplementos baseados nas revistas em quadrinhos U.F.O. Team e Holy Avenger (ambas criadas pelo próprio Marcelo Cassaro).
Após o lançamento do Manual Turbinado foi lançado um ebook no formato pdf do 3D&T Fastplay e uma versão impressa.
Também foram lançados os livros A Libertação de Valkaria e Tormenta 3D&T.
Em 2005, Cassaro e os demais membros do Trio Tormenta, Rogério Saladino e JM Trevisan, sairam da Talismã (anteriormente conhecida como Trama) e passsaram a trabalhar em duas editoras, a Manticora e a Mythos Editora.
Na Manticora, lançaram a revista Dragon Slayer, diferente da Dragão Brasil, a revista era focada em Sistema d20 e OGL, criada em parceira com a equipe da D20 Saga (também publicada pela Manticora).
Na Mythos Editora, o Trio publicou as revistas em quadrinhos: Holy Avenger Reloaded, Dungeons Crawlers e uma revista dedicada a 3D&T, a RPG Master.
Em 2006, Cassaro deixaria de dar suporte a 3D&T por questões autorais, segundo ele, a Talismã vendia manuais do sistema sem pagar os direitos autorais aos autores envolvidos, com isso o Trio passou a se dedicar mais ao cenário Tormenta.
4D&T
Em julho de 2006 foi lançado o jogo 4D&t, a 4° Edição do jogo Defensores de Tóquio pela Editora JBC (editora nipo-brasileira de mangás), neste jogo se usa 4 dados de 6 lados.
O livro foi publicado sob a licença Open Game License.
3D&T Alpha
Em setembro de 2008, o 3D&T voltou a ser editado agora pela Jambô Editora, o nome do novo Manual é 3D&T Alpha inspirado no jogo Street Fighter Alpha 3, o Manual foi lançado em dois formatos Impresso e pdf (que pode ser adquirido gratuitamente no site oficial da Jambô Editora).
O novo manual não apresenta tantas diferenças ao sistema antigo, tendo um formato de leitura diferencial da maioria dos livros (paginas "deitadas" ao invés da formato vertical habitual) e sofrendo mudanças somente em algumas áreas como o sistema de magia, agora mais simplificado e direto do que o antigo. O uso e conquista de itens e equipamentos também mudou, agora sendo baseado em PEs (Pontos de Experiência) que também podem ser usados para diversas outras coisas.
Uma novidade em 3D& Alpha é o sistema passou a ter uma licença aberta:
– Marcelo Cassaro, Manual 3D&T Alpha, Página 12.
Em 2010, foi lançado o Manual do Aventureiro Alpha (com os KITs atualizados e com novas regras).
Em Novembro de 2010, a partir do número 31, a revista Dragon Slayer passa a trazer matérias sobre o novo cenário para 3D&T, Mega City.
Sistema 3D&T básico

O sistema inicial de Defensores de Tóquio utiliza-se apenas de D6 para a realização de todos os testes, tanto os de avaliação de dano quanto os de atributos. Basicamente num combate o atacante joga o dado e soma o resultado à determinadas características do personagem, alteradas pelas vantagens/desvantagens ofensivas. O defensor faz o mesmo, porém com suas características e vantagens defensivas. A diferença entre os resultados finais de atacante (força de ataque ou FA) e defensor (força de defesa ou FD) determina o dano infligido. Para testes de características, aqueles que determinam o grau de sucesso do personagem em determinadas ações, o jogador joga o dado e compara o resultado com o atributo em questão, que varia de acordo com a ação que está tentando realizar. Se o numero do dado for igual ou menor do que a caracteristica envolvida, a ação é bem sucedida, caso contrário, a ação falha, não acontecendo ou sendo realizada de uma maneira não desejada.
Próxima edição do De Frente:video game, Jambô Editora e revistas em quadrinhos.
até logo com De Frente do Criador.
valeu.3D&T.

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